ORADORES
Ahmed Boucharb, Université Hassan II, Casablanca
Isabel dos Guimarães Sá, CECS, Universidade do Minho, Braga
Vanessa Paloma Elbaz, University of Cambridge, United Kingdom; INALCO, Paris
As propostas de comunicação estão abertas até 11 de Abril de 2022.
Envio das propostas para: saudadelisboa2022@gmail.com
A “saudade” é um sentimento e uma ideia compartilhada pelas sociedades do Mediterrâneo e sentida por indivíduos e comunidades - seja temporária ou permanentemente – em particular numa geografia marcada pela deslocação voluntária e involuntária de pessoas através de fronteiras políticas, culturais e religiosas, desde a Antiguidade. Estar longe de casa desencadeia uma vasta gama de situações e de sentimentos, como a nostalgia manifestada nas narrativas, na arte, nos padrões de consumo, etc.; ou ainda a tentativa de manter uma identidade perante um conjunto de valores diferentes no lugar onde se vive como exilado ou expatriado, nomeadamente através do esforço de construir um lar longe de casa, e de continuar o contacto com a casa ancestral, trocando escritos, presentes, etc.
A nossa intenção é verificar e entender porque é que, apesar da globalização, do cosmopolitismo, da crescente circulação de pessoas (como viajantes, comerciantes, peregrinos, estudantes, cientistas, turistas) e da troca de ideias entre pessoas de diversas nações, culturas e religiões, o indivíduo e as comunidades ainda mantiveram uma relação “em rede” com o lar, em imagem e discurso, reais ou construídos, ao longo do tempo. Para isso, convidamos os estudiosos a explorar todas os meios de comunicação em que se revela a ideia e o sentimento de “saudade” e a participarem neste congresso.
OBJECTIVOS:
1 - Considera a “saudade” numa perspectiva comparativa e de longo prazo;
2 - Investigar as expressões de “saudade” nas suas dimensões materiais, literárias e imateriais, de forma a entender a densidade da sua diversidade.
Comissão Organizadora
José Alberto Rodrigues da Silva Tavim (CH-ULisboa)
João Teles e Cunha (CEC-FLUL)
Organização
COST Action PIMo (CA18140) - People in Motion: Entangled Histories of Displacement across the Mediterranean (1492-1923) – em colaboração com Cátedra Eduardo Lourenço, Aix-Marseille Université
CEC, Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
CH, Centro de História, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa
CHAM – Centro de Humanidades, NOVA FCSH-UAc
CIDEHUS-Universidade de Évora