V Ciclo de Conferência31.03.2022
Literatura Escrita por Mulheres
18h00 | Biblioteca Nacional de Portugal Retratos en claroscuro: un acercamiento a Balún Canán de Rosario Castellanos, por Armando Aguilar (CHAM)

 

​Considerada a escritora mexicana mais importante do século XX, Rosario Castellanos (1925-1974) desenvolveu uma profunda reflexão sobre as problemáticas de grupos marginalizados. Na sua produção literária, - diversificada em poesia, romance, conto, drama, ensaio e géneros periodísticos - retrata, nomeadamente, a situação desvalorizada da mulher e a discriminação cultural sofrida pelos povos originários. Esta dupla denúncia conjuga-se no seu primeiro romance, Balún Canán, cujos eixos estruturantes são as suas emotivas lembranças de criança e um olhar penetrante sobre o quotidiano dos indígenas nos Altos de Chiapas, zona onde a sua família tinha uma posição económica privilegiada. O objetivo da conferência é, portanto, apreciarmos tanto a dimensão autobiográfica quanto a dimensão socio-histórica que determinam a construção narrativa de Balún Canán.

Armando Aguilar, formado em Língua e Literatura na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), com estadas de estudo e de pesquisa na França e nos Países Baixos, Armando Aguilar de León faz parte do grupo de investigação do CHAM na área das Artes da palavra, da imagem e do som no mundo ibérico e ibero-americano. Suas linhas de interesse são a resignificação socio-histórica da mitologia heroica grega nas literaturas francesa e ibéricas e as representações mitológicas na plástica asteca (códices e esculturas). Quanto docente, desenvolve-se nas áreas do ELE e do FLE.

 

Comissão Organizadora

Isabel Araújo Branco (CHAM)
 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

 

 

Programa 2021/2022 (pdf)

 

Mais informações (web)