Colóquio14.09.2022 a 16.09.2022
Pedro da Silveira – faces de um poliedro cultural
Universidade dos Açores - Anfiteatro VIII e Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Realiza-se nos próximos dias 14 e 15 de Setembro o Colóquio «Pedro da Silveira – faces de um poliedro cultural», comemorativo do centenário do nascimento deste autor e investigador açoriano, que decorrerá na Universidade dos Açores (no Anfiteatro VIII) e na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD). O colóquio terá diversos painéis, sobre as várias actividades de Pedro da Silveira como poeta, crítico literário, tradutor, colaborador da imprensa, investigador em História e Etnografia, etc., de onde resultará certamente um retrato bastante completo desta grande figura regional e nacional.

No dia 14, pelas 18h00, decorrerá uma mesa-redonda dedicada ao tema «Mesa de amigos – Pedro da Silveira, a cultura e a imprensa», na BPARPD. No dia 15, na BPARPD, pelas 16h30, será exibido o documentário «Os Livros que Ficaram por Ler», de Sandra Cristina Sousa, sobre a vida e a obra de Pedro da Silveira. Na sessão de encerramento do colóquio, no mesmo dia pelas 18h00 na BPARPD, será lançada a obra «Muito mais que paisagem», de homenagem ao autor.

Com este Colóquio – uma iniciativa conjunta do CHAM Açores, do CEHu e da FCSH, em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e com o apoio do American Corner da UAc – a Universidade dos Açores junta-se ao movimento de celebração do centenário, que está a decorrer em várias instituições no país e no estrangeiro.
A entrada é livre.

Para mais informações, contactar: coloquiopedrodasilveira2022@gmail.com

Ana Cristina Correia Gil (CHAM – Universidade dos Açores)
Joana Branco Martins (CHAM – Universidade dos Açores)