Congresso06.10.2022 a 08.10.2022
Gaspar Frutuoso: Diferentes Olhares, Novos Debates
Ponta Delgada e Ribeira GrandeSubmissão de propostas de comunicação até 15 de Junho

Natural da ilha de S. Miguel, Açores, onde nasceu (1522) e faleceu (1591), o sacerdote, historiador/cronista e humanista Gaspar Frutuoso é, ainda hoje, uma referência para quem estuda a Macaronésia, no âmbito da História, da Genealogia, da Literatura, da Geografia, Biodiversidade, Geologia e Vulcanologia. Doutor em Teologia, o autor de Saudades da Terra, viveu intensamente o ambiente cultural do seu tempo, deixando um legado que reflete um espírito moderno, centrado na busca do conhecimento que compaginou com a vida sacerdotal. Na passagem dos 500 anos do seu nascimento, importa aprofundar o estudo da sua vida e obra, do tempo em que viveu e do contributo que deixou a múltiplas áreas científicas. É este o grande objectivo do congresso que, a propósito, se realiza.

Keynote Speakers

António Frias Martins (Sociedade Afonso Chaves)

Arnaldo Espírito Santo (Universidade de Lisboa)

Avelino de Freitas de Meneses (CHAM)