Apresentação de seis websites29.06.2022
Revistas modernistas brasileiras na era digital
14h00-17h00 | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

As revistas modernistas foram os compères afamados da Semana de Arte Moderna de 22.

Klaxon, Estética, A Revista, Terra Roxa e Outras Terras, Verde e Revista de Antropofagia tornaram-se os órgãos do modernismo que firmaram uma cultura nova e viva, sabiamente nacional e cosmopolita.

A reprodução em fac-simile destes periódicos, com origem paulista, carioca e mineira, conheceu várias versões, ao mesmo tempo que a sua leitura passou a ocupar lugar central na história das artes e das letras contemporâneas.

Os seis websites, agora publicados - como resultado da colaboração entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e o Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa - pretendem renovar este interesse amplamente compartilhado de acordo com a virtude própria do estado atual da arte da edição digital.

Facultam quer o acesso universal às coleções reproduzidas quer a consulta do seu teor através de oito índices – autores, conceitos, assuntos, nomes e obras citados e lugares - de modo simples ou avançado, por título ou de forma agregada. Juntam-se, ainda, numerosos documentos, testemunhos e estudos.

Intervenções

Luís Andrade (CHAM)

Tania Regna de Luca (UNESP)

Ana Luiza Martins (Condephaat)