A investigação desenvolvida pelo Seminário Livre de História das Ideias tem as revistas de ideias e cultura portuguesas do século XX como objecto de estudo. A finalidade geral da investigação desdobra-se em três planos:
. a reedição electrónica e integral das revistas consideradas (acompanhada por estudo monográfico, descritivos e analíticos elaborados segundo os critérios Porbase, reprodução de documentação relevante)
. o estudo da doutrina e da história destas publicações periódicas e dos movimentos culturais e políticos que desencadearam e consolidaram;
. a preparação de bases de dados, assentes nos analíticos, que facultem a informação necessária à elaboração de dicionários de articulistas, conceitos, temas, recepção de autores e obras, seja no âmbito de cada um das correntes de pensamento consideradas seja no seu conjunto.
O trabalho de pesquisa e edição obrigou à concertação de esforços com outras entidades com objectivos afins. É o que se verifica, a título permanente, com a Biblioteca Nacional de Lisboa e a Fundação Mário Soares (de que resultou a página electrónica no portal da BNP e a Colecção de Revistas de Ideias e Cultura, editada pela Fundação Mário Soares). Foi o que ocorreu, de forma circunstancial, com o apoio da Fundação Calouste Gulbekian à edição do livro Revistas, Ideias e Doutrinas – Leituras do Pensamento Contemporâneo, e desta e do Centro Nacional de Cultura, na edição do dvd de O Tempo e o Modo.
Organização
CHAM / NOVA FCSH
Portal Revista de Ideias e Cultura (web)
CHAM's Youtube Channel - Apresentação da Revista «Seara Nova»(Web)