Congresso Internacional26.04.2022 a 29.04.2022
Naufrágios na construção do mundo moderno
26 e 27 Abr | CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala 209; 28 Abr | Museu de Marinha de Lisboa; 29 Abr | Câmara Municipal de Cascais

O Congresso Internacional "Naufrágios na construção do mundo moderno" terá lugar em Lisboa nos dias 27, 28 e 29 de Abril de 2023, e será organizado pela Universidade Nova de Lisboa e pela Universidade de Cádis, no âmbito das actividades da Cátedra da Unesco “O Património Cultural dos Oceanos”, cujo principal objectivo é estudar a história dos oceanos durante a Idade Moderna, com especial ênfase nas actividades de divulgação e conhecimento do património cultural oceânico, património cultural subaquático e arqueologia, ambiente e história.

Tem como objectivo alargar as linhas de investigação de âmbito académico sobre naufrágios de época modera, enquanto reflexo da globalização. Pretende-se que estes sejam abordados sobre múltiplas perspetivas, a partir de fontes também distintas (materiais, imateriais, escritas ou iconográficas).

Vicente Pajuelo Moreno (Universidad de Cádiz;Universidade Nova de Lisboa)
José António Bettencourt (CHAM)

Universidade de Cádis

A Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”