Simpósio VI 09.02.2023 a 10.02.2023
Auditório Sedas Nunes, ICS-ULisboa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa)

No quadro do Projeto RESISTANCE: Rebelião e Resistência nos Impérios Ibéricos, sécs. XVI-XIX (778076-H2020-MSCA-RISE-2017), o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, apresentam o Simpósio VI – Modalidades de Resistência nos Impérios Ibéricos. Da participação política às formas quotidianas de dissensão (1450-1850).

Este simpósio tem como finalidade reunir investigadores que trabalhem sobre as pessoas oriundas dos “grupos de baixo” e sua actuação na transformação da sociedade. Pretende-se colocar em diálogo pesquisas que explorem a acção que essas pessoas desenvolveram através de diferentes modalidades de participação política e mediante práticas quotidianas de resistência, as quais, muitas vezes, acabavam por erodir as estruturas sociais e políticas. Estas modalidades de resistência eram por vezes rotineiras e subterrâneas, outras vezes expressavam-se no contexto de práticas institucionais, esgrimindo argumentos que não passavam necessariamente pelo recurso à violência física, e envolvendo, frequentemente, poucas pessoas. Ambas são importantes para estudar a emergência de novas formas de imaginação política e social, compreender o grau de tensão e de conflitualidade social que se exprimiu em situações quotidianas e discutir em que medida é que esse magma de descontentamento poderá ter contribuído para a erupção de eventos violentos, geradores de transformações mais sistémicas.

Programa (.pdf)

Ângela Barreto Xavier (ICS)
Pedro Cardim (CHAM)
Kevin Carreira Soares (ICS)