PT EN
Ciência Viva 22.11.2022 e 26.11.2022
Semana da Ciência e Tecnologia
CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala 386; Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

 

 

O CHAM vai participar, a partir da próxima terça-feira (22.11), na Semana da Ciência e Tecnologia 2022, com actividades no âmbito do projecto 4OCEANS - História Humana da Vida Marinha. Trata-se de uma iniciativa integrada no programa nacional Ciência Viva, que vai, ao longo da semana, promover a ciência que se faz em Portugal.

 

 

10h30-12h00 | CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala 386 

 

Dia 22 - HISTORIADORES COM A CABEÇA DEBAIXO DE ÁGUA: VISITA A UM LABORATÓRIO DE HISTORIADORES, MERGULHADORES, BALEIAS E MONSTROS MARINHOS.
Descrição: A equipa da ERC Synergy Grant 4OCEANS terá as suas portas abertas para que o público possa visitar-nos e aprender o que fazemos na nossa sala/laboratório de trabalho. Amostras de ossos de baleias, fotogrametrias, 3D, fontes históricas, mergulho, sereias e monstros marinhos, são algumas das coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Vem conhecer como várias disciplinas e investigadores se juntam nos oceanos, para melhor estudá-lo e compreendê-lo ao longo da nossa história.

 

 

10h30-12h00; 15h00-16h30 | Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

 

Dia 26 - (RE)DESCOBRINDO A BALEIA EM ATOUGUIA - ITINERÁRIO CULTURAL
Descrição: Visita guiada e comentada ao Centro Interpretativo da Atouguia da Baleia e a outros locais de interesse, para visualização de alguns exemplares de ossos de baleia que aí se encontram a ser estudados, assim como para apresentação da futura exposição que aí se irá desenvolver. A futura exposição pretende compreender a relação entre o animal baleia e a localidade Atouguia. Como se cria esta relação, quando se iniciou, quais as materialidades que ainda hoje perduram? Estas serão algumas das questões que os investigadores do projeto ERC Synergy 4OCEANS, em conjunto com a Câmara Municipal de Peniche, vão tentar responder durante a visita.

 

Dia 26 - BONES: A VISIT TO THE INSIDE OF A WHALE AND THE BEHIND THE SCENES OF AN EXHIBITION
Descrição: A guided and commented visit to the Atouguia da Baleia Interpretive Centre, to view some specimens of whale bones that are being studied there, as well as to present the future exhibition that will be developed there. The future exhibition intends to understand the relationship between the whale animal and the locality Atouguia. How was this relationship created, when did it start, what are the materialities that still persist today? These are some of the questions that the researchers of the ERC Synergy 4OCEANS project, together with Peniche City Hall, will try to answer during the visit.

 

Para todas as atividades, pedimos para que confirmem a participação para o 4oceans@fcsh.unl.pt

 

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

Cartazes:

HISTORIADORES COM A CABEÇA DEBAIXO DE ÁGUA (.pdf)

(RE)DESCOBRINDO A BALEIA EM ATOUGUIA - ITINERÁRIO CULTURAL (.pdf)

BONES: A VISIT TO THE INSIDE OF A WHALE AND THE BEHIND THE SCENES OF AN EXHIBITION (.pdf)

 

 

Mais informações (web)