4-OCEANS: História humana da vida marinha

 

 

 

Código   .   ERC - Grant Agreement n.º 951649
Início   .   2021
Duração   .   72 meses
Investigadores Principais   .   Poul Holm (Trinity College Dublin)  .   James H. Barrett (Norwegian University of Science and Technology)  .   Cristina Brito (CHAM - Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa)  .   Francis Ludlow (Trinity College Dublin)

 

 

Instituições

Entidade Financiadora

European Research Council
 

Parcerias

TCD – Trinity College Dublin
NOVA FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
NTNU: Norwegian University of Science and Technology

 

 
 

4-OCEANS é um novo Projecto Sinergia do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com início em Julho de 2021 e que decorrerá até 2027. É financiado pelo ERC ao abrigo do Programa de Investigação e Inovação Horizon 2020 da União Europeia (Grant Agreement n.º 951649). 

 

O projeto 4-OCEANS pretende avaliar a importância da vida marinha para as sociedades humanas durante os últimos dois milénios, até à era da pesca intensiva e industrializada. Afirmamos que a extração de recursos marinhos desempenhou um papel crítico, mas ainda pouco estudado e mal compreendido, na história global. Para colmatar esta lacuna no nosso conhecimento, o projecto inclui uma equipa interdisciplinar que combina conhecimentos especializados em história económica, história ambiental marinha, história climática, história natural, geografia, ecologia histórica, e zooarqueologia, incluindo análises de ADN antigo e datação por radiocarbono.

 

O grande objetivo do 4-OCEANS é ser um projeto global pelo que, para ser realizável a essa escala, aplicará uma metodologia de revisão sistemática selectiva e de meta-análise. Reunirá, integrará, analisará, destacará e celebrará décadas de investigação científica de alta qualidade por especialistas que trabalham com fontes documentais, cartográficas, iconográficas, zooarqueológicas e ambientais.

 

Objectivos

Examinaremos quando e onde a exploração marinha foi significativa para a sociedade humana; como é que as grandes forças socioeconómicas, culturais e ambientais restringiram e permitiram a exploração marinha; e identificaremos as consequências da exploração dos recursos marinhos para o desenvolvimento da sociedade e dos oceanos. Através destes objectivos, descobriremos como os recursos marinhos, enquanto nova riqueza, alteraram as sociedades ao longo da História. Como é que a riqueza marinha pode ter permitido a algumas sociedades escapar à escassez de alimentos? A longo prazo terá desencadeado impactos socioeconómicos e também consequências ecológicas? Como é que os recursos marinhos foram valorizados, consumidos e energeticamente transformados? 

 

 

Equipa

 

 

 
Poul Holm (Trinity College Dublin)
James H. Barrett (Norwegian University of Science and Technology)
Francis Ludlow (Trinity College Dublin)
 
 

Membros da equipa portuguesa
Nina Vieira
Ana Catarina Garcia
Joana Baço
Teresa Lacerda
Jaime Silva

 

 

Outros membros colaboradores
Patrícia Carvalho
Carla Alferes Pinto
Isabel Gomes de Almeida
Ana Cristina Roque
Daniel Quiróz

 
 
 
Colaboradores
Bastiaan Star (Ancient DNA, University of Oslo)
Marie-Josée Nadeau (Radiocarbon Dating, National Laboratory for Age Determination, NTNU: Norwegian University of Science and Technology)