Código . ERC - Grant Agreement n.º 951649
Início . 2021
Duração . 72 meses
Investigadores Principais . Poul Holm (Trinity College Dublin) . James H. Barrett (Norwegian University of Science and Technology) . Cristina Brito (CHAM - Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa) . Francis Ludlow (Trinity College Dublin)
Website: https://4oceanserc.org/
Flyer (.pdf)
Instituições
Entidade Financiadora
European Research CouncilParcerias
TCD – Trinity College Dublin
NOVA FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
NTNU: Norwegian University of Science and Technology

4-OCEANS é um novo Projecto Sinergia do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com início em Julho de 2021 e que decorrerá até 2027. É financiado pelo ERC ao abrigo do Programa de Investigação e Inovação Horizon 2020 da União Europeia (Grant Agreement n.º 951649).
O projeto 4-OCEANS pretende avaliar a importância da vida marinha para as sociedades humanas durante os últimos dois milénios, até à era da pesca intensiva e industrializada. Afirmamos que a extração de recursos marinhos desempenhou um papel crítico, mas ainda pouco estudado e mal compreendido, na história global. Para colmatar esta lacuna no nosso conhecimento, o projecto inclui uma equipa interdisciplinar que combina conhecimentos especializados em história económica, história ambiental marinha, história climática, história natural, geografia, ecologia histórica, e zooarqueologia, incluindo análises de ADN antigo e datação por radiocarbono.
O grande objetivo do 4-OCEANS é ser um projeto global pelo que, para ser realizável a essa escala, aplicará uma metodologia de revisão sistemática selectiva e de meta-análise. Reunirá, integrará, analisará, destacará e celebrará décadas de investigação científica de alta qualidade por especialistas que trabalham com fontes documentais, cartográficas, iconográficas, zooarqueológicas e ambientais.
Objectivos
Examinaremos quando e onde a exploração marinha foi significativa para a sociedade humana; como é que as grandes forças socioeconómicas, culturais e ambientais restringiram e permitiram a exploração marinha; e identificaremos as consequências da exploração dos recursos marinhos para o desenvolvimento da sociedade e dos oceanos. Através destes objectivos, descobriremos como os recursos marinhos, enquanto nova riqueza, alteraram as sociedades ao longo da História. Como é que a riqueza marinha pode ter permitido a algumas sociedades escapar à escassez de alimentos? A longo prazo terá desencadeado impactos socioeconómicos e também consequências ecológicas? Como é que os recursos marinhos foram valorizados, consumidos e energeticamente transformados?
Marie-Josée Nadeau (Radiocarbon Dating, National Laboratory for Age Determination, NTNU: Norwegian University of Science and Technology)
Equipa portuguesa
Membros contratados
Joana Baço
Jaime Silva
Patrícia Carvalho
André Carvalho
Diogo Falcato
Membros colaboradores
Ana Catarina Garcia (contratada 2021-2025)
Ana Cristina Roque
Brígida Baptista (contratada 2021-2025)
Carla Alferes Pinto (2021-2025)
Carla Vieira (contratada 2025)
Daniel Quiróz
Isabel Gomes de Almeida (2021-2025)
Juciene Ricarte Cardoso (2021-2025)
João Luís Lisboa
Nina Vieira (contratada 2021-2025)
Links
Website