PT EN
CHAM TALKS18.11.2022
Revistas, cultura e política no Portugal do século XX, por Luís Andrade

   

Revistas, cultura e política no Portugal do século XX

 

Instrumento de inovação na sensibilidade, gosto e estilos de vida, as revistas são por natureza uma expressão de ideias e cultura. Apelativas do ponto de vista estético e temático, as revistas desempenharam ao longo do século XX diversos papéis, entre eles o de estruturar movimentos culturais e definir correntes de pensamento e movimentos cívicos. Foi o que aconteceu com a Orfeu, Portugal Futurista, Presença, Germinal, Sementeira, Seara Nova e O Tempo e o Modo, entre outras. No terceiro episódio de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência», Luís Andrade aborda a importância da imagem, a relação da imprensa com a censura, o uso de pseudónimos, o futuro das revistas no século XXI, o portal «Revista de Ideias e Cultura» e o Prémio Ler+ 2022, que recebeu em Outubro.

Luís Andrade, Investigador Integrado Doutorado do CHAM-Centro de Humanidades, tem-se dedicado ao estudo do pensamento e da cultura contemporâneos numa perspectiva que articula os saberes filosóficos e históricos com os estudos literários e artísticos. A sua investigação mais recente visa os movimentos intelectuais portugueses do século XX, nomeadamente as revistas que os definiram e estruturaram. Neste âmbito, dirige o portal «Revistas de Ideias e Cultura» (www.ric.slhi.pt). É coordenador do Seminário Livre de História das Ideias e do Grupo de Investigação Pensamento Moderno e Contemporâneo do CHAM – Centro de Humanidades. Em 2022, recebeu o Prémio Ler+, atribuído pelo Plano Nacional de Leitura, como foi referido.


O indicativo sonoro de «CHAM Talks, um podcast para ouvir ciência» utiliza «Bike Sharing To Paradise», de Dan Bordan (sem direitos de autor).

 

A entrevista é conduzida por Alina Baldé.


 

Coordenação

Isabel Araújo Branco (CHAM)

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

CHAM TALKS