II Congresso27.04.2023 e 28.04.2023
Imagens Interditas. Exílio, repressão e censura na criação artística no espaço ibérico – séculos XX e XXI
Universidad de Alcalá

Em Abril de 2021 realizou-se em Lisboa o I Congresso Bianual «Imagens interditas. Cinema e literatura no espaço ibérico nos séculos XX e XXI». Tendo em conta o bom resultado desse evento e com o objectivo de continuar a contribuir para o estabelecimento de redes internacionais de investigadores que trabalham sobre os fenómenos da repressão cultural no espaço ibérico, convidamos à participação no II Congresso, que terá lugar en Alcalá de Henares (Madrid, Espanha) a 27 e 28 de Abril de 2023. A iniciativa é organizada pelo CEComp - Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelo IHA - Instituto de História da Arte, pelo CHAM – Centro de Humanidades da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade dos Açores, pelo GILCO – Grupo de Investigación en Literatura Contemporánea da Universidad de Alcalá e pelo GEXEL – Grupo de Estudios del Exilio Literário del Departamento de Filología Española de la Universitat Autònoma de Barcelona.

A segunda edição do congresso centra-se na incidência da censura sobre as criadoras e os criadores do exílio, na sua divulgação, recepção e canonização crítica.

As propostas de painéis e comunicações devem ser enviadas até 31 de Janeiro de 2023.

Comissão Organizadora

Ana Bela Morais (Universidade de Lisboa)
Ángela Fernández Martínez (Universidad de Alcalá)
Bruno Marques (Universidade NOVA de Lisboa)