CHAM TALKS16.12.2022
Para além da descolonização política, saberes e práticas contra-hegemónicas e projectos editoriais africanos, por Noemi Alfieri

   

Para além da descolonização política, saberes e práticas contra-hegemónicas e projectos editoriais africanos.

 

Noemi Alfieri conversa sobre projectos editoriais nascidos em África ou nas suas diásporas em meados do século XX, nomeadamente Mensagem, Présence Africaine e Black Orpheus. Entre características comuns, conta-se a descolonização política, cultural e do conhecimento, mas também mudanças epistemológicas, a dignificação da negritude e a consolidação de redes panafricanistas. Noemi Alfieri recorda as obras de Noémia de Sousa, Alda Espírito Santo, Mário Pinto de Andrade e Sarah Maldoror, entre outros, abordando a forma como as culturas com origem em África e na Europa foram comunicando. Noemí Alfieri fala ainda sobre o impacto de circulação, deslocações e laços pessoais e de solidariedade nestes processos. A entrevista é conduzida por José Alberto Catalão.

Noemi Alfieri é Investigadora Colaboradora do CHAM-Centro de Humanidades e membro do projecto «Literatura de Mulheres: Memórias, Periferias e Resistências no Atlântico Luso-Afro-Brasileiro» (WomenLit), financiado pela FCT. É «Postdoctoral fellow» do Africa Multiple Clister for Advanced African Studies da Universidade de Bayreuth, na Alemanha. Na sua tese de doutoramento, abordou questões identitárias e o papel do conflito nas literaturas africanas em língua portuguesa, abarcando o período entre 1961 e 1974. Actualmente está a desenvolver a investigação «Mapping anti-colonial networks through literature. Transnational connections of African thinkers in the reconfiguration of space and thought (1950s-70s)» na Universidade de Bayreuth, no Africa Multiple Cluster for Excellence e iniciará, em 2023, um projecto com o mesmo título, com financiamento do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico da FCT.

 

 

A entrevista é conduzida por José Alberto Catalão.


 

Coordenação

Isabel Araújo Branco (CHAM)

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

CHAM TALKS