Workshop26.01.2023
História e Metodologia
16h00 | CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala SAAs imagens em movimento na investigação histórica: uma introdução prática, por Sofia Sampaio (Instituto de Ciências Sociais — Universidade de Lisboa)

Os arquivos de imagens em movimento são um importante recurso na investigação histórica. A criação, nos últimos anos, de repositórios digitais de acesso aberto e imediato veio responder a aspirações antigas. Nunca foi tão fácil ver estas imagens. No entanto, mesmo quando ultrapassadas algumas reservas (nomeadamente, em relação ao seu potencial enquanto ‘fontes históricas’), historiadores e outros investigadores continuam a ter dúvidas sobre a melhor forma de abordar e incorporar as imagens em movimento nas suas investigações. Esta sessão começará por apresentar alguns exemplos de como as imagens em movimento têm sido objecto de interesse (ou desinteresse) histórico. Falaremos das motivações que estiveram por detrás da formação dos arquivos de imagens em movimento e da sua afirmação no espaço público enquanto ‘património’ e ‘memória colectiva’. Na segunda parte, visionaremos uma selecção de imagens de diferentes épocas que se encontram acessíveis na Cinemateca Digital ou em suporte DVD. Como analisar estas imagens? Como relacioná-las com os materiais de arquivo de que são, afinal, uma representação digital? O resultado prático deste exercício será a elaboração de uma lista de dicas e alertas. As primeiras visam tornar a análise de imagens em movimento mais focada e produtiva; os segundos visam prevenir falácias interpretativas que tendem a imiscuir-se neste tipo de análise. O objectivo é promover o recurso às imagens em movimento entre historiadores e outros investigadores, capacitando-os para desenvolverem análises fundamentadas, originais, densas e pertinentes.

Sofia Sampaio é investigadora principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua investigação em e sobre arquivos de imagens em movimento tem sido publicada em revistas científicas internacionais, tais como Film History: An International Journal (2022); Historical Journal of Film, Radio and Television (2022); Etnográfica (2021); Mana: Estudos de Antropologia Social (2018); Análise Social (2015), entre outras. Neste âmbito, organizou também o livro Viagens, Olhares e Imagens: Portugal 1910–1980 (Cinemateca Portuguesa, 2017) e co-organizou a colecção de ensaios A Propósito dos Outros Filmes: Encontros com o arquivo de imagens em movimento (FGV Editora, 2022). Actualmente é coordenadora editorial da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.

Yvette Santos (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
 Mariana Meneses Muñoz (CHAM — NOVA FCSH)

IHC / NOVA FCSH

Cartaz (.pdf)