Colóquio Internacional 16.02.2023 a 17.02.2023
Lugares e Práticas Historiográficas: educação, património e cultura impressa
Biblioteca Nacional de Portugal

As interseções nos campos da Educação, Património e Cultura Impressa e seus desdobramentos para a escrita da História são o tema central do encontro que irá reunir educadoras/res, investigadoras/res, centros de pesquisa e organizações da cultura de Portugal, Brasil e Cabo Verde nos dias 16 e 17 de Fevereiro na Biblioteca Nacional (Lisboa). Este I Colóquio Internacional «Lugares e Práticas Historiográficas» tem como objetivo aprofundar reflexões e sistematizar problemas e debates contemporâneos envolvendo o ensino da História, a construção material do conhecimento em língua portuguesa e seus interditos, os usos do passado colonial e os caminhos possíveis de produção e circulação de materiais escolares e didáticos, a partir do diálogo entre temporalidades e geografias conexas. «Memória e Mentira» é o tema da conferência de abertura a proferir pelo historiador Fernando Catroga (Universidade de Coimbra).

A programação estrutura-se em dois momentos. No primeiro dia (16/2), as/os autoras/es são convidados a discutir questões reunidas nos painéis: «Como ensinar o passado anticolonial?»; «A circulação da cultura impressa: o que as experiências surpreendem nas bordas dos discursos e sínteses?»; «Usos do passado colonial: como as comemorações reescrevem a História?». As/os comentadoras/es e o público são incentivadas/os a propor novos problemas e a colaborar para o desenvolvimento das reflexões apresentadas. Os resultados destes grupos de trabalho serão publicados em livro, seguindo a proposta de elaboração e de circulação pública do conhecimento. No dia 17/2, será lançada a Rede Internacional de História das Pedagogias, Patrimônios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa, aberta à participação de educadoras/res, investigadoras/res, mediadores/as culturais e estudantes interessadas/os em contribuir para os mais diversificados espaços da Cultura e do Ensino em torno dos temas propostos e em permanente elaboração. Em correlação com os objectivos da Rede, será realizada a Conferência «A Representação da Europa nos ensinos Básico e Secundário cabo-verdianos», pelo historiador Osvaldino Monteiro (Universidade de Cabo Verde).

Da parte da tarde, os manuais ou livros didáticos são o foco da mesa-redonda «A Historiografia escolar em diálogo: Portugal – Cabo Verde e Brasil». O Colóquio encerra com a Conferência e dabate do tema «Raça e racismo ‘na mais antiga nação da Europa’: Itinerários para o Estudo da História Pública e Escolar», proferida pela socióloga Marta Araújo (Universidade de Coimbra).

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

As inscrições estão abertas nas modalidades online e presencial.

Serão emitidos certificados de participação.

Programa (.pdf)

Cartaz (.pdf)

Comissão Organizadora

Ana Paula Caldeira (PPGH-UFMG)