Colóquio22.06.2023 a 23.06.2023
Humanidades Digitais e Estudos Inquisitoriais
NOVA FCSH - Torre A e online

Este colóquio assinala o fim do projecto de investigação exploratório «A Transcrição dos processos da Inquisição portuguesa (1536-1821)» (TraPrInq), financiado pela FCT, no qual, durante 18 meses, uma equipa luso-brasileira de paleógrafos criou um modelo de inteligência artificial baseado na aprendizagem automática para a transcrição automática dos processos da Inquisição Portuguesa. O presente colóquio responde a uma dupla necessidade: fazer uma avaliação metodológica dos resultados do projecto e explorar os horizontes e possibilidades da paleografia digital, que tem tido um desenvolvimento acentuado na última década. Neste sentido, a Organização do colóquio solicita o envio de propostas de comunicações por parte de investigadores interessados nestes temas.

As propostas, a enviar para traprinq@gmail.com até o dia 19.2.2023, devem contemplar intervenções com a duração máxima de 20 minutos, que abordem os dois campos em questão, tanto (a) as práticas digitais no estudo de fontes primárias como (b) os estudos de campo. É aconselhado informar-se sobre o projecto actual consultando os dois sítios de referência. Será dada especial atenção a propostas suscetíveis de fazer avançar a fase subsequente deste projeto, ou seja, a criação de estruturas ou utilização de plataformas existentes para a transcrição e edição em grande escala de coleções documentais, colaboração institucional com os arquivos detentores dessas coleções, etc.

Hervé Baudry (CHAM)

Comissão Científica

João Batista Bottentuit (Universidade Federal do Maranhão, Brasil)

Isabel Drumond Braga (Universidade de Lisboa)