PT EN
Workshop23.02.2023
História e Metodologia
16h00 | CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala SAA materialidade das coisas e a investigação em História, por Carla Alferes Pinto (CHAM)

 

Este workshop propõe pensar e investigar a história e culturas do vestuário a partir de fontes escritas, visuais e materiais. Através de uma abordagem interdisciplinar e cronologicamente transversal, e da recuperação das práticas e conhecimentos do património material e imaterial associado ao fazer e vestir, usaremos documentos escritos, imagens que exemplificam ofícios, práticas e representações sociais, e vestígios arqueológicos que preenchem as lacunas das coleções nacionais sobre vestuário, calçado e acessórios.
A título de exemplo, partiremos da ideia e do processo de reconstrução histórica do vestido do projeto DRESS (Desenhar a moda das fontes quinhentistas), iremos utilizar a descrição documental do enxoval da Infanta D. Beatriz (1504-1538), dos materiais têxteis que foram escolhidos para a confeção do vestido e dos instrumentos de costura para tal utilizadas, bem como a pintura que informou as opções e os tratados de alfaiataria que mostraram os moldes. Utilizando as ferramentas do historiador, a materialidade dos objetos e a tactilidade dos materiais, vamos desafiar os participantes no workshop a reconstruir um dos moldes de corte de um vestido quinhentista.

 

Carla Alferes Pinto é historiadora da arte e investigadora integrada do CHAM. Investigadora Principal do projecto VESTE — Vestir a corte: traje, género e identidade(s), trabalhando o vestuário e a moda (roupa, calçado, acessórios, cosmética e maquilhagem) como objetos de comunicação e análise histórica que contribuem para a caracterização do contexto temporal e espacial moderno, e sobre o qual resultam narrativas de identidade individual e de grupo.

Evento aberto para quem quiser participar, com inscricão prévia no Google doc.

 

Comissão Organizadora

Yvette Santos (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
 Mariana Meneses Muñoz (CHAM — NOVA FCSH)  

 

 

Organização

IHC / NOVA FCSH

CHAM / NOVA FCSH

 

Cartaz (.pdf)