Seminário Permanente07.06.2019
Estudos sobre a Amazónia
10h30-13h00 | NOVA FCSH — B2, Sala 43

Conferência «“Aleivosos e rebeldes”: lideranças Indígenas no Rio Negro, Século XVIII» por Patrícia Melo, UFAM-Universidade Federal da Amazónia

Conferência «Contrabando e relações transfronteiriças na Amazônia luso-espanhola (c.1770-c.1790)» por Carlos Augusto Bastos, UFPA-Universidade Federal do Pará

Conferência «A Guerra dos Sete Anos na Amazônia (1756-1763): os Habitantes das Fronteiras e a Defesa dos Impérios» por Pablo Ibáñez Bonillo, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

Moderação de Maria Adelina Amorim, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

Este fórum pretende ser um espaço de reflexão teórica e de debate sobre a Amazónia, tomada em sentido lacto, quer no aspecto geográfico, histórico e antropológico, nos seus vários desdobramentos.

Partindo do eixo de análise estrutural do CHAM, que é a questão da Fronteira, nas suas múltiplas acepções físicas ou culturais, o SEPA — Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia terá a contribuição de vários investigadores e docentes de instituições nacionais e internacionais, que têm a Amazónia – e o antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão – como tema de pesquisa.

Abstracts(.pdf)
Cartaz | Poster(.pdf)
Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia(Web)