Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia

Este fórum pretende ser um espaço de reflexão teórica e de debate sobre a Amazónia, tomada em sentido lato, quer no aspecto geográfico, histórico e antropológico, nos seus vários desdobramentos. Partindo do eixo de análise estrutural do CHAM, que é a questão da Fronteira, nas suas múltiplas acepções físicas ou culturais, o SEPA — Seminário Permanente de Estudos sobre a Amazónia terá a contribuição de vários investigadores e docentes de instituições nacionais e internacionais, que têm a Amazónia – e o antigo Estado do Grão-Pará e Maranhão – como tema de pesquisa.

Serão realizados, com caracter regular, conferências individuais e mesas-redondas, bem como exposições temáticas e outras iniciativas culturais como saraus musicais ou de leitura comentada, entre outros.

Ao mesmo tempo que se convidarão a participar investigadores já consagrados, dar-se-á lugar à apresentação de pesquisas em curso por estudantes de pós-graduação, com o sentido de alargar a discussão às mais recentes e inovadoras perpectivas de estudo, quer teóricas, quer de fontes.

Em estreita ligação com instituições universitárias, principalmente brasileiras e espanholas, o Seminário está aberto a pesquisadores e estudantes dos vários níveis de ensino, bem como a todo o público interessado, quer para assistirem às sessões, quer para proporem intervenções que se integrem no âmbito proposto.

Maria Adelina Amorim (CHAM)
Pablo Ibáñez-Bonillo (CHAM)

SEPARADOR 2023 28