Conferências do CHAM11.03.2019
Conferência «O estudo a e a investigação do azulejo em Portugal. Novos debates e novas metodologias.» por Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara (Universidade Aberta)
6h00 | UAc.FCSH — Sala de Áudio Visuais

Resumo:

Tem vindo a constatar-se o grande impulso que a investigação em História do Azulejo tem sofrido nos últimos anos contando com trabalhos marcantes divulgados em exposições, catálogos, monografias, estudos específicos, dissertações, projectos de investigação entre outros, que têm posto em evidência importantes e relevantes conjuntos inéditos e contribuído cada vez mais para a conquista e afirmação da azulejaria enquanto disciplina emergente e objecto de estudo no contexto tanto das Artes Decorativas em particular, como da História da Arte em geral.
Procuraremos trazer a debate, especialmente na produção azulejar dos séculos XVII e XVIII os seguintes tópicos: as motivações  dos primeiros trabalhos sobre o azulejo, seguindo-se os principais estudos do século XX que procuraram entender e fixar uma matriz de estudo e investigação desta área e, finalmente, os resultados na procura de novas abordagens, perspetivando trabalhos futuros e identificando desafios consistentes em redes, parcerias e projectos em curso consolidando uma consciência e prácticas científicas.

Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara
Historiadora de Arte; doutorou-se em História de Arte Moderna na Universidade Aberta onde é Professora Auxiliar e vice-coordenadora do Mestrado em Estudos do Património. As suas áreas de investigação e ensino são as Artes Decorativas, o Património artístico dos  séculos XVII e XVIII. Neste âmbito tem publicado diversos estudos e livros,  participado em diferentes colóquios e realizado conferências no estrangeiro e em Portugal.
 É investigadora integrada do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora e colaboradora do Centro de Investigação e Tecnologia das Artes  - Universidade Católica . Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa – (CITAR) ( Linha de Artes Decorativas) e do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (linha Rede de Investigação em azulejo).

Comissão Organizadora

Duarte Nuno Chaves (CHAM)

FCSH / UAc

Cartaz | Poster (.pdf)