Data de 1218 a fundação do convento da Ordem da Santíssima Trindade em Lisboa. Esta ordem religiosa, instituída em França nos finais do século XII com o objectivo de resgatar os cristãos aprisionados em terras muçulmanas, assumiu, em Portugal, um papel de relevo desde a sua fixação até à sua extinção no século XIX.
Nesta exposição pretende-se abordar o cativeiro como uma realidade comum às sociedades cristãs e muçulmanas, fruto de conflitos bélicos e de ataques de piratas e corsários, bem como a acção dos religiosos da Ordem da Santíssima Trindade na organização dos resgates e na troca dos cativos.
Organizada pelo Departamento de Património Cultural da Direcção Municipal de Cultura do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e pela DECCAS-UTCCT-Serviço de Património Histórico e Museológico da Câmara Municipal de Lagos, esta mostra reproduz os aspectos fundamentais da exposição realizada em colaboração com a Direcção-Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas, no início do ano, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Comissão Científica
Edite Alberto (CHAM)Organização
CML
Participação
CHAM / FCSH/NOVA | UAc
ANTT / DGLAB