Workshop25.10.2018
Mulheres da realeza ibérica mediadoras políticas e culturais
09h50 | Instituto Cervantes de Lisboa

A partir do projecto estratégico coletivo «Fronteiras» do CHAM, este encontro irá reunir um grupo de historiadores e historiadores da arte em workshop para discutir, analisar os limites da diplomacia das mulheres da realeza na Península Ibérica e suas diferentes formas de mediação política e cultural do século XVI ao século XVII. As principais questões em debate serão as relacionadas com a mediação das mulheres e à assinatura da paz; a mediação das mulheres e as negociações de contratos matrimoniais para crianças e familiares que lhes trarão prestígio e como expandem suas redes, e como sua influência e poder aumentam com ela; a devoção é outra das questões centrais que queremos tratar como a parte mais profunda da identidade dessas mulheres que criará novas alianças e redes de apoio como uma forma de favorecer as devoções mais relacionadas à sua sensibilidade ou ao objetivo que desejam alcançar; e, finalmente, vamos olhar para questões de mediação cultural com a mediação cultural dessas mulheres da realeza ibérica e as trocas que acontecem graças a elas.

O que queremos analisar é a mediação como uma maneira pela qual as mulheres da realeza trabalham para sua família e, ao mesmo tempo, para elas, como conhecedoras de várias realidades e faremos isso por meio de estudos de caso.

Possíveis tópicos incluem, mas não estão limitados a

Mediação política, mediação da paz

Religião e agência, transferência devocional, transferências familiares

Mediação de políticas matrimoniais

Mediação de mulheres reais na cultura material.

Comissão Científica

Alice Santiago Faria (CHAM)
Maria Barreto Dávila (CHAM)
Mercedes Llorente (CHAM)