Congresso Internacional03.10.2018 a 06.10.2018
Café, Pão e Chocolate: representações, recepções e fronteiras culturais
14h30 | NOVA FCSH — Edifício ID, Sala Multiusos 3 (piso 4) Programa já disponível.

Sujeitas a abordagens antropológicas, históricas, literárias, linguísticas, económicas e culturais/culturalistas, as instituições culturais do café, do pão e do chocolate beneficiaram, no último meio século – mais precisamente desde que os Estudos Culturais e, gradualmente, a Cultura Material e os Estudos da Modernidade ocuparam a cena daquelas que anteriormente eram questões meramente literárias – de avaliações não só conceptualmente restritas, como amplamente interdisciplinares. Agora, têm raízes profundas nas análises correntes da identidade cultural e são contribuições relevantes de diversidade e de diferença cronotópica como garantias de uma apreciação crítica imparcial. E isto aplica-se a uma quantidade interminável de culturas, desde os espaços mais ocidentais aos mais orientais com interesse para as nossas mentes cultivadas e para as nossas almas curiosas, ou seja, para a cultura tout court. É o mesmo que dizer que as ferramentas imagológicas e culturalistas agem facilmente neste território, aptas a abarcar de forma aberta e analítica o que se propõe.

CESIC / Universitatea din Bucuresti

Delta Cafés

Call for papers (port)(.pdf)
Programa | Programme(.pdf)