Tertúlia22.10.2016
Um livro, uma revista, uma canção contra a Guerra colonial
16h00-18h00 | Biblioteca Camões | Entrada livre Convidado, Victor Mesquita (autor de banda-desenhada, ilustrador e pintor, criador da revista de BD Visão e da narrativa gráfica sobre a guerra colonial “Matei-o a 24”; ex-professor de artes visuais, resistente antifascista e defensor do pacifismo e da não-violência)

Livro a comentar: História da minha vida, de Mahatma Gandhi

(v. or. em português das Edições Atlante, 1943)

Revista: The Rand Daily Mail, periódico anti-apartheid (Joannesburgo, 1902)

Canção: Menina dos olhos tristes, interpretada e musicada por José Afonso; texto de Reinaldo Ferreira, c.1962/3; canção do álbum homónimo de 1969

Esta tertúlia pretende ser uma iniciativa original de apresentação de testemunhos contra a Guerra colonial (1961-74), e contra a guerra em geral, partindo da escolha pessoal de um livro, uma revista e/ou uma canção que tenham sido marcantes nessa tomada de consciência cívica. Várias destas escolhas foram então censuradas, em Portugal, França, etc.

Daniel Melo (CHAM)

Biblioteca Camões / CML