CHAM TALKS17.11.2023
A imagem de Portugal através da literatura, por Ana Cristina Correia Gil

A imagem de Portugal através da literatura

A imagem de Portugal através da literatura é o ponto de partida para uma conversa com Ana Cristina Correia Gil. Nesta entrevista fala-se sobre a relação entre a literatura e a construção das identidades nacionais, a distinção entre os universos ficcionais e a realidade, mitos nacionais e a imagem que os portugueses têm sobre si próprios, abordando autores como Camões, Eça de Queirós, Teixeira de Pascoais, José Saramago, Mário de Carvalho, Dulce Maria Cardoso e Valter Hugo Mãe.

Ana Cristina Correia Gil é Professora Associada na Universidade dos Açores e investigadora integrada do CHAM-Centro de Humanidades. Doutorada em Línguas e Literaturas Românicas, é directora da Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores. Investiga a identidade nacional e a sua relação com a teoria da cultura, a cultura nacional e o nacionalismo. Tem também trabalhado sobre os mass media.

A entrevista é conduzida por Alina Baldé.

Isabel Araújo Branco (CHAM)

CHAM TALKS