4.º Ciclo de Conferências01.04.2014
Relações Luso-Italianas na Época Medieval e Moderna
Tema: «Diplomacia e Circulação de Elites (sécs. XV-XVIII)»

O variado leque de comunicações apresentadas no 3º ciclo, ao focalizar os circuitos de circulação de mercadorias, pessoas e ideias, levantou importantes pistas de investigação e evidenciou aspectos que merecem o devido aprofundamento num ciclo a eles dedicados. O presente ciclo de conferências vai centrar a sua atenção sobre um assunto que nos últimos anos teve um importante desenvolvimento, uma vez que encontrou um espaço próprio e separado da tradicional história diplomática: as relações diplomáticas entre a Península Italiana e a Ibérica nas suas mais diversas vertentes. Foi alargado o espaço à Península Ibérica: é conhecida, de facto, a importância da actuação dos embaixadores dos diversos estados italianos que de Madrid, através de uma volumosa e detalhada correspondência mantinham informado o governo que representavam. Menos conhecido é o desempenho dos “gentiluomini”, dos cônsules e, por vezes, dos mercadores que geriam a circulação de informações entre as duas penínsulas através de redes finamente organizadas que, durante seis décadas, fizeram parte de uma única Monarquia.

Nunziatella Alessandrini (CHAM)
Susana Mateus (Cátedra A. Benveniste, CIDEHUS/UÉ)
Mariagrazia Russo (Università della Tuscia)
Gaetano Sabatini (Università Roma Tre)