2.º Ciclo de Conferências01.03.2012
Relações Luso-Italianas na Época Medieval e Moderna
Tema: «Lisboa dos Italianos: Arte e História (sécs. XIV-XVIII)»

A apresentação de novos estudos e pistas de investigação sobre a comunidade italiana em Lisboa na Idade Moderna constituiu o objectivo do 1.º ciclo de conferências luso-italianas cuja conclusão teve lugar em Dezembro de 2011. A variedade das abordagens apresentadas, da arte à religião e do comércio à medicina, revelou que ainda há muito para investigar nesse sentido. Para além disso, o interesse que as comunicações despertaram sobre o tema da presença italiana em Lisboa nos séculos XIV-XVIII, assim como as inúmeras questões levantadas pelo público em geral, levou-nos a reunir um grupo de investigadores de instituições portuguesas e estrangeiras que têm dedicado as suas pesquisas neste âmbito para dar algumas respostas e, simultaneamente, avançar no aprofundamento da temática. Este 2º. ciclo, além de se concretizar como sendo uma lógica continuação de um discurso iniciado em 2011, pretende focar a sua atenção sobre a cidade de Lisboa seguindo o rasto deixado pela presença italiana ali residente ou simplesmente de passagem, numa tentativa de reconstruir a memória, entre arte, património e história, da Lisboa Italiana no largo tempo da Idade Medieval e Moderna.

ORGANIZAÇÃO
Nunziatella Alessandrini (CHAM)
Pedro Flor (Instituto de História da Arte FCSH/NOVA)
Mariagrazia Russo (Università della Tuscia)