IV Ciclo de Conferência28.01.2021
Literatura Escrita por Mulheres
online - Zoom Os Anjos​, de Teolinda Gersão por Ana Paiva Morais (Universidade Nova de Lisboa)

​Irei debruçar-me sobre a narrativa de Teolinda Gersão, Os Anjos (2000) com o objetivo de observar, através da lupa que este proporciona, um tópico recorrente nos estudos sobre a escrita de mulheres – o silêncio. A leitura que proponho centra-se na relação entre o discurso feminino e o silêncio nas diversas modalidades que este aqui apresenta: os segredos, os sonhos e as fantasias, as memórias, as imagens e o tempo perdido. ​

Ana Paiva Morais, é docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde leciona Literatura Medieval e Contemporânea Francesa e Portuguesa e Teoria Feminista. O seu trabalho de investigação tem incidido principalmente sobre as narrativas breves medievais, em especial nas literaturas francesa e portuguesa. Interessa-se, também, pela recepção dos textos medievais na literatura moderna e contemporânea e pelas relações entre a literatura medieval e a literatura tradicional. Tem trabalhos publicados sobre os “fabliaux”, os exempla, o conto e a fábula da Idade Media. Coordenou o projecto coletivo “A Fábula na literatura portuguesa: catálogo e história crítica”.

Comissão Organizadora

Isabel Araújo Branco (CHAM)

Mais informações (web)