EuroWeb Conferência20.06.2024 a 21.06.2024
Intertwined textiles. Influence of Asian fabrics in the European cloth industry (ca. 1200-1900)
Museu do OrienteCall for papers - até 17.03.2024

A indústria têxtil europeia foi influenciada por tecidos, técnicas e tintas asiáticas desde o período clássico. É conhecida a fascinação romana pela seda chinesa e pelos algodões indianos, que perdurou em épocas posteriores com a influência do Irão sassânida na produção de tecidos bizantinos consumidos na Europa, bem como a importância subsequente dos tecidos islâmicos na inspiração do design dos tecidos tecidos em Itália, juntamente com o uso de tintas asiáticas (como o índigo e a garança) pela indústria têxtil europeia. Se esta influência asiática parece ser incontestável no Mediterrâneo europeu desde cedo, é útil ter uma perspectiva comparativa com o resto do continente desde a revolução comercial do século XIII, a fim de avaliar o seu verdadeiro impacto antes da grande transformação impulsionada pela expansão imperial europeia da Idade Moderna (cerca de 1500) e, posteriormente, com o início da Revolução Industrial (cerca de 1750).

Comissão Organizadora

João Teles e Cunha (Centro de Estudos Clássicos, FL da Universidade Lisboa, CHAM-NOVA FCSH)

Maria João Pacheco Ferreira (CHAM-NOVA FCSH, Museu de São Roque)

Joana Sequeira (Lab2PT/IN2PAST, Universidade do Minho)