Conferência no âmbito do projecto RESISTANCE26.02.2024
La guerra fronteriza de Chile y la esclavitud de sus indios (siglos XVI-XVII), por Jaime Valenzuela (PUC-Chile)
15h00 | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Sala 2

O projecto RESISTANCE visa analisar os processos de resistência protagonizados por actores sociais historicamente desfavorecidos, discriminados e dominados. Adoptando um conceito de resistência que conecta formas contínuas e menos visíveis de resistência, dissidência cultural e revoltas violentas, o objectivo final do RESISTANCE é produzir uma reinterpretação do universo dos "dominados". O projecto permitirá compreender como esses actores podem influenciar os processos de mudança social, seja abrindo as sociedades à diversidade e tornando-as mais inclusivas e igualitárias, ou, inversamente, dando origem a um aumento da repressão.

Comissão Organizadora

Pedro Cardim (CHAM)