PT EN

 

RESISTANCE: Rebellion and Resistance in the Iberian Empires, 16th-19th centuries

 

 

 

Código   .   778076-H2020-MSCA-RISE-2017
Início   .   2018
Investigadora Principal   .   Mafalda Soares da Cunha (CIDEHUS / UÉ)

 

Website: http://www.resistance.uevora.pt/

 

 

Instituições

Entidade(s) Financiadora(s)

Marie Sklodowska-Curie Research and Innovation Staff Exchange Evaluations (RISE)


 

Instituição Coordenadora

Universidade de Évora
 

Parcerias

Brown University
CHAM — Centro de Humanidades
Colegio de Michoacán
Instituto de Ciências Sociais / Universidade de Lisboa
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa
Max-Planck-Gesellschaft
Pontifícia Universidade Católica do Chile
Universidad de Cantabria
Universidad Nacional de La Plata
Universidad Santiago de Compostela
Universidade de Cabo Verde
Universidade Federal da Bahia

 

 
 

O projecto RESISTANCE visa analisar os processos de resistência protagonizados por atores sociais historicamente desfavorecidos, discriminados e dominados. Adoptando um conceito de resistência que conecta formas contínuas e menos visíveis de resistência, dissidência cultural e revoltas violentas, o objectivo final do RESISTANCE é produzir uma reinterpretação do universo dos "dominados". O projecto permitirá compreender como esses atores podem influenciar os processos de mudança social, seja abrindo as sociedades à diversidade e tornando-as mais inclusivas e igualitárias, ou, inversamente, dando origem a um aumento da repressão.

Enraizado no campo disciplinar da História, o RESISTANCE recorre ao passado como um laboratório para a análise. Concentrando-se nos antigos impérios português e espanhol, este projecto privilegia uma abordagem comparativa no tempo e no espaço, a fim de investigar um longo período de tempo (do século XVI a meados do século XIX) e um quadro espacial que abrange a Europa, as Américas, a África e a Ásia. As experiências passadas das suas sociedades, fortemente assentes nas desigualdades étnicas, sociais, económicas, culturais, religiosas e de género, moldam, ainda, a actual dinâmica política e social. Daí a importância de as conhecer em profundidade.

O projecto RESISTANCE, a desenvolver entre 2018 e 2022, é liderado pela Universidade de Évora (CIDEHUS) e inclui um total de treze instituições académicas: CHAM-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Instituto Universitário de Lisboa; Universidad de Cantabria; Universidad de Santiago de Compostela; Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte; Pontificia Universidad Catolica de Chile; Brown University; Universidade de Cabo Verde; Universidade Federal da Bahia; Universidad Nacional de La Plata; e El Colegio de Michoacán).

Para além dos resultados académicos, o RESISTANCE irá produzir uma ampla gama de resultados para divulgação e comunicação, direccionados a públicos abrangentes (escolas, museus, agências internacionais, grupos de reflexão, decisores de políticas públicas, etc.).

 

Objectivos

Para além dos resultados académicos, o RESISTANCE irá produzir uma ampla gama de resultados para divulgação e comunicação, direccionados a públicos abrangentes (escolas, museus, agências internacionais, grupos de reflexão, decisores de políticas públicas, etc.).

 

 

 

 

Equipa
 

 

 

Pedro Cardim    .    Coordenador da equipa do CHAM
 

 

 

Actividades

 

SEPARADOR 2024 26
Closing Symposium VII13.03.2024 a 14.03.2024
Universidad de Santiago de Compostela
SEPARADOR 2024 20
Conferência no âmbito do projecto RESISTANCE26.02.2024
15h00 | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Sala 2
SEPARADOR 2024 17
Jornada RESISTANCE23.02.2024
09h15 | CAN - Colégio Almada Negreiros, Sala 209
SEPARADOR 2022 110
Congresso Internacional09.02.2023 a 10.02.2023
Lisboa