PT EN
Jornadas de Estudos08.06.2021
Mundo Hispânico e Portugal
oneline — ZOOM ID da reunião: 889 1573 8714. Senha de acesso: 068254.

 

As Jornadas de Estudos «Mundo Hispânico e Portugal» pretendem reflectir o trabalho desenvolvido pelos investigadores do Grupo «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos» do CHAM-Centro de Humanidades, promovendo a troca de conhecimentos e proporcionado um ambiente transdisciplinar entre os membros do grupo e todos os académicos interessados nos estudos sobre estes universos. As jornadas são abertas a todos os interessados.

O Grupo de Investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos» do CHAM-Centro de Humanidades tem como finalidade estudar o mundo ibérico e ibero-americano, tanto numa perspectiva histórica, quanto na actualidade. Como é bem sabido, a Península Ibérica foi, desde a Antiguidade e ao longo do período medieval, um dos principais palcos europeus de cruzamento de culturas, e no seu seio tiveram lugar inúmeros fenómenos de miscigenação. Dessa interacção resultaram muitas cumplicidades mas, também, várias tensões e conflitos. E foi esse multiforme mundo ibérico que, a partir do século XV, protagonizou o processo de expansão europeia para a África, para a Ásia e, sobretudo, para a América. Neste último caso a influência da colonização ibérica foi particularmente profunda, dando origem a fenómenos de mimetismo, de emulação, mas também de rejeição. Uma coisa é certa: o processo de reconfiguração identitária foi constante e profundo, afectando todas as partes envolvidas. Como não podia deixar de ser, da descolonização dos territórios americanos resultou um mundo plurifacetado e complexo, com o qual Portugal e Espanha mantêm, até hoje, uma relação forte, feita de inúmeras semelhanças mas, também, de incontáveis diferenças e, ainda, de um bom número de tensões.

É a este universo que se dedica o presente grupo de investigação, de forma a abarcar, de um modo integrado, a Península Ibérica e o espaço ibero-americano. A par do estudo comparativo dos caracteres internos de cada uma das entidades nacionais ibéricas e ibero-americanas, também se tomará em conta as interacções e os processos de mútua constituição. Tal implica colocar no centro das atenções as dinâmicas de transmissão e de adaptação no seio do universo ibero-americano. ​

São privilegiadas três áreas de trabalho: Pensamento Hispânico; Artes da palavra, imagem e som no mundo ibérico e ibero-americano; e História do Espaço Ibérico e ibero-americano (séc. XV-XIX).

 

 

Comissão Organizadora

Isabel Araújo Branco (CHAM)
 

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

Mais informações