PT EN
CHAM TALKS — Série «50 Anos do 25 de Abril»05.04.2024
Formas de censura e liberdade de criar e publicar, por João Luís Lisboa

   

Formas de censura e liberdade de criar e publicar

 

Censurar é uma forma de exercer o poder e, em Portugal, esse tipo de controlo terminou oficialmente com a Revolução dos Cravos, em 1974. Como deixaram os jornais de enviar as provas para a revisão dos censores da Comissão de Exame Prévio logo no dia 25 de Abril? Este é o ponto de partida de uma conversa com João Luís Lisboa sobre desobediência e censura, as diferentes formas de censura durante a ditadura (com a censura prévia para jornais e teatro e a censura após a publicação dos livros), as estratégias das editoras, jornalistas, actores e encenadores para evitar a censura, a inevitável autocensura nos criadores, a liberdade de escrever exclusivamente na imprensa clandestina e formas indirectas de censura no século XXI.

 

João Luís Lisboa é investigador integrado do CHAM, especialista em questões de cultura no Portugal moderno, em particular a relação entre formas e significados na comunicação do século XVIII. Dedica-se também a questões de conhecimento e metodologia na História e Teoria das Ideias. Actualmente é director deste centro de investigação.

 

A série «50 Anos do 25 de Abril» é uma parceria do CHAM- Centro de Humanidades (NOVA FCSH—UAc), do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

 

A entrevista é conduzida por Teresa Lacerda.


 

Coordenação

Isabel Araújo Branco (CHAM)

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

Parcerias

Museu do Aljube – Resistência e Liberdade

Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

 

 

 

Série «50 Anos do 25 de Abril»