PT EN
CHAM TALKS — Série «50 Anos do 25 de Abril»12.04.2024
Salgueiro Maia, o seu jornal e o poder do humor, por João Pedro Ferreira

   

Salgueiro Maia, o seu jornal e o poder do humor

 

O Capitão de Abril Salgueiro Maia entrou para a Academia Militar em 1964, começou a estudar Antropologia em 1969 em plena Crise Académica e participa na Guerra Colonial entre 1967 e 1973. Estas experiências e ambientes marcaram a sua evolução intelectual e política? João Pedro Ferreira conversa sobre estes e outros episódios da vida de Salgueiro Maia, recuperando seus escritos, nomeadamente no jornal da companhia que comanda na Guiné, Os Progressistas, num projecto em colaboração com a Biblioteca do Exército. João Pedro Ferreira aborda também os actos subversivos dos militares durante a guerra, a importância do humor e o seu impacto corrosivo no sistema.

João Pedro Ferreira é investigador integrado do CHAM, doutorado em História e Teoria das Ideias, com a tese «Castigar a rir. O humor na imprensa periódica em Portugal (1797-1835)». Mestre em História Cultural e Política, é autor de vários livros, capítulos e artigos, tendo recebido financiamentos da FCT e da FLAD. É ainda jornalista, colaborando com diversas publicações.

 

A série «50 Anos do 25 de Abril» é uma parceria do CHAM - Centro de Humanidades (NOVA FCSH—UAc), do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

 

A entrevista é conduzida por Isabel Araújo Branco.


 

Coordenação

Isabel Araújo Branco (CHAM)

 

Organização

CHAM / NOVA FCSH

 

Parcerias

Museu do Aljube – Resistência e Liberdade

Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril.

 

Série «50 Anos do 25 de Abril»