Seminário IHGB/COC-FIOCRUZ12.06.2024 a 13.06.2024
A revolta da vacina obrigatória: 120 anos depois
10h00 | Instituto Histórico Geográfico Brasileiro | Transmissão no Canal de YouTube do IHGB

Há cento e vinte anos, as ruas do Rio de Janeiro foram tomadas por grandes agitações populares até então inéditos na capital de jovem República. As manifestações foram motivadas pela determinação do governo de obrigar todos a se deixarem vacinar pelos funcionários da saúde para isto designados. Uma guerra de informações entre o governo ressaltando os benefícios da vacina e de seus adversários condenando-a por ser uma forma de violação dos direitos individuais levou aos tumultos.

As comemorações do centenário desse episódio de nossa história social em 2004 foram marcadas por uma série de eventos e publicações que enriqueceram a historiografia sobre a Primeira República e a história da saúde no Brasil. Há quatro anos assistimos a uma ação inversa: diante da pandemia do COVID- 19, o presidente da República e várias autoridades questionaram a eficácia da vacina numa ação midiática negacionista. No entanto, a despeito dos esforços daquele governo e de seus ataques à, o povo quis se vacinar e o Brasil superou a tragédia que poderia ser ainda maior do foi.

Este seminário tem por objectivo relembrar a Revolta da Vacina de 1904 estabelecendo um contraponto com a tragédia da COVID-19 no Brasil. Com isto, a FIOCRUZ se une ao IHGB na homenagem ao grande historiador José Murilo de Carvalho, autor de obra notável sobre aquele momento de nossa história.

Isabel Lustosa  (IHGB; CHAM)

Magali Romero Sá (Casa de Oswaldo Cruz; Fundação Oswaldo Cruz)

FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

IHGB - Instituto Histórico Geográfico Brasileiro