PT EN
Exposição24.09.2024 a 23.10.2024
Perdidos no Tempo. Achados no mar — Achados no Mar. Pares Improváveis
Praça de Campolide

 

PERDIDOS NO TEMPO. ACHADOS NO MAR será apresentada em diferentes formatos, em diferentes núcleos separados, mas com interligação temática, adaptando-se ao local específico de acolhimento. O primeiro núcleo apresenta-se na Praça de Campolide com o tema: PARES IMPROVÁVEIS e estará patente ao público entre 24 de Setembro e 23 de Outubro. O segundo terá lugar na Reitoria da NOVA com o tema: VITRINE DE CURIOSIDADES e estará patente de 23 de Outubro a 19 de Novembro.

Estas exposições abrem uma conversa sobre o descarte de materiais ao longo da história, focando-se nos binómios orgânico e inorgânico, passado e presente, utilidade e desperdício, e nos conceitos de materialidades, uso e desperdício, permanência e poluição. Dialogando com diferentes artefactos da época moderna (séculos XVI-XVIII) e contemporâneos, recorrendo ao plástico como material poluente e descartável, que regularmente termina a sua vida útil nos oceanos e praias, pretende-se questionar o hábito humano milenar de abandono de detritos e suas consequências ambientais. A exposição integra a programação desenvolvida pelo Programa NOVA Cultura que tem como objectivo articular a investigação da NOVA e os seus eixos estratégicos com o sector cultural e a sociedade. Com foco nas problemáticas da Sustentabilidade e em questões centrais para o nosso tempo ligadas à poluição, a exposição terá diferentes núcleos expositivos, dentro e fora dos espaços da NOVA, reforçando a abertura da Universidade à cidade, e contemplará ações educativas para públicos diferenciados associadas às suas temáticas.

Os PARES IMPROVÁVEIS apresentam-se em forma de cubos, com imagens onde serão apresentados pares improváveis, associando elementos natural explorados no passado com a espécie invasora actual, o Plasticus maritimus. Os cubos apresentam-se com diferentes temas: DA CARAPAÇA AO PENTE; SOBE SOBE BALÃO SOBE; BRANCO DE MARFIM; ESPELHO MEU! HÁ ALGUÉM MAIS BELA DO QUE EU? e QUEM É O MONSTRO?.
 

 

 

Organização

Universidade NOVA de Lisboa

Nova Cultura

Projecto 4-OCEANS

CHAM / NOVA FCSH

Plasticus Marítimos

Junta de Freguesia de Campolide

 

Entrevista a Ana Catarina Garcia (web)