
O documentário Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra, integrado no projecto WomenLit, fará parte da 8.ª edição do Porto Femme – Festival Internacional de Cinema, que decorre de 7 a 13 de Abril no Batalha Centro de Cinema, no Porto.
Nesta edição, o festival reforça o seu compromisso com a igualdade e o empoderamento no cinema, apresentando 120 filmes em competição, oriundos de 35 países, incluindo 5 estreias mundiais, 7 estreias internacionais, 3 estreias europeias e 48 estreias nacionais.
Sobre o projecto WomenLit
O projecto WomenLit tem como objectivo analisar as configurações poético-literárias da resistência na produção literária e artística de autoria feminina publicada no espaço luso-afro-brasileiro no século XXI. A resistência, enquanto força motriz da criação literária e artística, emerge da consciência das desigualdades de género, raciais e económicas que persistem à escala global.
O documentário
No âmbito do projecto, foi produzido o documentário Guardadoras de Histórias, Guardiãs da Palavra, que reúne escritoras do Atlântico afro-luso-brasileiro para uma reflexão sobre criação, memórias, periferias e resistência literária e cultural.
O filme conta com a participação de Eliana N’Zualo, Ellen Lima Wassu, Énia Wa Ka Lipanga, Gisela Casimiro, Fátima Bettencourt, Fernanda Vieira, Odete e Paula Tavares, escritoras de diferentes gerações e territórios, cujas vozes contribuem para a construção de uma memória literária plural e resistente.
Realização: Projecto WomenLit e Raquel Freire
Porto Femme – Festival Internacional de Cinema: https://portofemme.com/
Entrevista a Margarida Rendeiro - Escutar a voz das escritoras e perpetuá-la através do cinema: https://cham.fcsh.unl.pt/actividades-detalhe.php?p=5342
Cartaz (.pdf)