.png)
O Workshop inicia o WP 5: “Reclaiming and Redefining Heritage: Data Governance, Displays and Preservation in Collections and Museums” do projeto EDGES.
Reflorestar o património parte de um questionamento urgente sobre as formas de relação com os acervos museológicos e com os saberes que neles vivem. Mais do que uma metáfora, reflorestar aponta para um gesto epistemológico, ético e político que se entrelaça a debates contemporâneos fulcrais, como a necessidade de ecologizar o pensamento, superando os paradigmas da modernidade e reencantando a experiência e as subjetividades.
Inspirados pelas lutas e reivindicações dos povos indígenas, propomos pensar os museus não como espaços neutros de conservação, mas como territórios em disputa, onde é possível reimaginar o património como campo de cura, escuta e transformação. Reflorestar é também permitir que outras formas de memória, presença e relação cresçam, especialmente em diálogo com a retomada territorial, cultural e espiritual que está em curso nos territórios indígenas.
A participação requer inscrição prévia disponível aqui.
Playlist | CHAM’s YouTube Channel
Saiba mais aqui.
Comissão Organizadora
Rodrigo Lacerda (Centro em Rede de Investigação em Antropologia, NOVA FCSH / IN2PAST)Bruno Brulon Soares (University of St. Andrews)
Marta Lourenço (Museus de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa)
Pedro Cardim (CHAM)
Isabel Araújo Branco (CHAM)
Karine de Fatima Mazarão (CHAM)
Organização
CHAM / NOVA FCSH