PT EN
Noite Europeia dos Investigadores24.09.2021
H-Whale: Monstros Marinhos e Baleias Arrojadas
16h00 | Jardim do Príncipe Real e online

 

Através da notícia de duas baleias que visitaram o Tejo, em 1531 e em 1723, embarcamos numa viagem sobre arrojamentos, terramotos (1531 e 1755), construção naval, vivências sobre a cidade de Lisboa, assim como demonstramos como as Humanidades contribuem de forma decisiva para a história do clima.

Serão utilizadas ferramentas digitais e outros materiais didácticos que permitem uma experimentação não só do que é aprender, mas também fazer história. Online serão oferecidos um sítio, com um roteiro interactivo sobre “As Baleias no Tejo”, e um quiz para testar de forma divertida os conhecimentos adquiridos que poderão ser acedidos através do programa online ou do site da Cátedra. Para as actividades presenciais serão disponibilizados materiais para ensinar a ler e a interpretar um documento do século XVIII, desenhos para colorir que dão a conhecer a iconografia antiga de baleias e monstros marinhos, assim como pormenores sobre a construção e a logística das caravelas e galeões.

 

“H-Whale: Monstros Marinhos e Baleias Arrojadas” enquadra-se nas actividades da Cátedra Unesco "O Património Cultural dos Oceanos", na linha de investigação do CHAM de História Ambiental e o Mar e na iniciativa bilateral H-WHALE, financiada pelos EEA Grants.