PT EN
Discovery of the shipwreck 26.09.2018 to 19.10.2018
Carreira da Índia naufragada ao largo de Cascais
Uma equipa de arqueólogos no âmbito do projecto Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais (ProCASC) descobriu uma nau, naufragada entre finais do século XVI e inícios do século XVII, nas imediações do forte do Bugio. 


Veja, finalmente, as imagens inéditas do primeiro mapeamento do sítio onde foi achada a nau da Carreira da Índia, da autoria de José Bettencourt, investigador do CHAM e membro do projecto ProCASC. CHAM’s Youtube Channel 

 

Foi ontem comunicado oficialmente o achado com a apresentação das filmagens da descoberta e intervenções dos arqueólogos do Centro de Investigação da Escola Naval, da Câmara Municipal de Cascais e do CHAM que participaram na missão.

A cerimónia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Calado Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Director na NOVA FCSH, Francisco Caramelo, do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes e da Responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Isabel Botelho, parceiro do ProCASC. Todas as entidades presentes reafirmaram a importância deste achado e a necessidade do aprofundamento desta parceria.

Foi também destacado, pelo Director da NOVA FCSH, o papel da Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos», no âmbito da qual poderão ser associados bolseiros ao projecto, bem como ser disponibilizado um financiamento para equipamento de registo arqueológico.