“Ler a Inquisição em tempos de intolerância”, exposição aberta na segunda-feira, 17 de outubro, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), objetiva criar um espaço que possibilite ampliar o conhecimento e a compreensão sobre uma das mais longevas instituições da Época Moderna, destacando seus reflexos no Brasil Colônia e, em especial, no Ceará.
A mostra foi pensada em torno do acervo de dois mil títulos sobre os temas Inquisição, judeus, cristãos-novos e intolerância, pertencente ao jornalista e historiador Nilton Melo Almeida, comissário da exposição. A realização é do Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefaraditas (GPDAS), ligado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Apoiam a iniciativa o CHAM Centro de Humanidades, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores, a Associação Cearense de Imprensa (ACI) e o MAUC.
Coordenation
Milton Pedro Dias Pacheco (CHAM)
Organization
Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefaraditas (GPDAS - Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe.
Support
CHAM / NOVA FCSH