Curso de especialização 02.03.2022 a 04.12.2022
Um continente, olhares comparados. Os universos coloniais americanos e as monarquias ibéricas
Quartas-Feiras Entrada livre Sujeita a inscrição prévia: cursoupocham@gmail.com de 15 a 28 Fevereiro.Para mais informações deve utilizar o email cursoupocham@upo.es

APRESENTAÇÃO

Este curso de mestrado incentiva a formação aprofundada nas grandes áreas de especialização temática do património, bem como o desenvolvimento de metodologias transversais que se adequam à reflexão e investigação nas áreas da programação de cultura e sustentabilidade dos programas. Procura capacitar para a generalidade das situações decorrentes do trabalho em património, desenvolvendo áreas pouco abordadas no contexto do ensino superior em Portugal como a discussão das construções identitárias e das políticas públicas, permitindo uma qualificação e formação em processo de trabalho e a saída para vários tipos de mercado laboral, na administração pública central, regional e local, nos centros de investigação, nas empresas, em cooperativas, associações ou fundações. O curso inclui formação teórica e prática estritamente ligada aos centros de investigação da NOVA FCSH, e em particular ao CHAM – Centro de Humanidades, através da linha Património e Memória, bem como o acesso a uma rede de protocolos com instituições estatais, regiões autónomas, autarquias locais, empresas, arquivos e bibliotecas, museus e sítios, garantindo uma estreita ligação entre a universidade, a investigação e o tecido profissional.

AHA/UPO (AREA DE HISTORIA DE AME RICA, UNIVERSIDAD PABLO DE OLAVIDE)
CHAM - CENTRO DE HUMANIDADES (FACULDADE DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA; UNIVERSIDADE DOS AÇORES)
CIES-ISCTE (GRUPO DE HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA DO CIES-ISCTE, LISBOA)
FLUL (FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA)

Colaboração

AMERICANÍA, REVISTA DE ESTUDIOS LATINOAMERICANOS. UPO.
MAESTRIA EN HISTORIA DE AME RICA LATINA. MUNDOS INDIGENAS. UPO.
DOCTORADO EN HISTORIA Y ESTUDIOS HUMANISTICOS. EUROPA, AMERICA, ARTE Y LENGUAS. UPO. Líneas de investigación en historia latinoamericana.

Direcção

UPO: Juan Marchena, Justo Cuno, Nayibe Gutiérrez. Asesor: Rafael Valladares (CSIC. Madrid) CHAM (NOVA FCSH): João Paulo Oliveira e Costa, Alexandra Pelúcia, Pablo Ibáñez-Bonillo
CIES-ISCTE: José Vicente Serrão
FLUL: Ângela Domingues

Alexandra Pelúcia, Nayibe Gutiérrez, Pablo Ibáñez-Bonillo

Duração

2 de Março a 14 de Dezembro de 2022, todas as Quartas-Feiras, excepto na Semana Santa, Julho e Agosto, com sessões de 90 min. (60 min. de conferência+ 30 min. de colóquio), que se realizam de acordo com os seguintes fusos horários: 18.00-19.30 (Portugal pen.); 19.00-20.30 (Espanha pen.); México (12.00-13.30); Colômbia (13.00-14-30); Bolivia, Manaus, Brasil (14.00-15.30); Argentina/Rio Janeiro, Brasil (15.00-16.30); Cabo Verde (17.00-17.30); Canárias (18.00-18.30).

Mais informações consulte o folheto aqui (.pdf)

Cartaz (.pdf)