Ana Catarina Garcia

Investigadora Integrada  Doutorada   .   Investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

catarinagarcia@gmail.com
catarinagarcia@fcsh.unl.pt

Arqueologia Moderna e da Expansão Portuguesa

Áreas de Investigação

Arqueologia
História da expansão portuguesa
História da ciência

ORCID

0000-0002-5225-5983

Ciência ID

D11A-5504-28A5

Investigadora Integrada Doutorada do CHAM. Bolseira de Investigação como Mestre para a Linha Temática História Ambiental e o Mar nos projectos: “Ngulu-maza, iguaragua or cow-fish? Local and global natural knowledge productio and diffusion; practices and perceptions about marine animals e "História da baleação em Portugal"

Doutorada da NOVA FCSH em História, especialidade Arqueologia, Julho 2021. Mestre em História Insular e Atlântica pela UA (Açores), Abril 2009. Licenciatura em História-Arqueologia, pela UC-FLUC, Dezembro 1996.

Integra a equipe da cátedra da UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” e faz parte Projecto COST – Ocenas Past Platform (OPP).

Coordenadora científica dos Projectos:
“Projecto de Requalificação do Campo das Cebolas” (empreitada a cargo da EMEL. Câmara Municipal de Lisboa); Projeto de localização do sítio de naufrágio do submarino U-581, ao largo da ilha do Pico-Açores. Identificação do destroço do U-581 em missão a 873 metros de profundidade a bordo do submergível LULA da Fundação Rebikoff-Nigeller

Integra a equipe do projecto: CONCHA - The construction of early modern global Cities and oceanic networks in the Atlantic: An approach via Ocean’s Cultural Heritage.
"Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII", CHAM, FCT- PTDC/HIS-ARQ/104084/2008; Projet internationale STARACO “et Couleurs dans l’Atlantique de l’Antiquité à nos jour” CRHIA (EA1163-Université de Nantes); “The Governance of Atlantic Ports (XIV-XXI century) - Policies and seaport structures” (Madrid, Casa de Velasquez, UNED); “O estaleiro naval da actual Praça de Dom Luís”. Escavação de estrutura portuária na praça D. Luís em Lisboa. Era-Arqueologia, SA e CHAM; "A comunicação política na monarquia pluricontinental portuguesa (1580-1808): Reino, Atlântico e Brasil, F.