Anahí Meyer Riera

Investigadora Integrada Não Doutorada

Bolseira de Doutoramento . FRCT - Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (Açores)

custodia.patrimonio@gmail.com

Grupo de Investigação

Arte, História e Património

ORCID

0000-0003-4988-1489

CIÊNCIA ID

C714-B7EF-B2DE

Licenciada em História da Arte (Pré-Bolonha) pela Universidad de las Islas Baleares (UIB), Técnica Superior em Conservação e Restauro de Bens Culturais na Escola Superior de Conservació i Restauració de Béns Culturals de Catalunya (ESCRBCC), na especialidade de pintura; frequentou um semestre do curso de Conservação- Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOR-UFMG), na especialidade de documento e livro. Entre 2012 e 2013 realizou o máster em Conservação e Restauro da Arte Contemporânea pela Universidad Complutense de Madrid (UCM). A sua dissertação intitulada “O Papel na Arte Contemporânea: O impacto das intervenções de humidificação e prensado”, recebeu a menção de excelência.

Dedicada à preservação do património cultural desde o 2009, tem desenvolvido projetos em diversas instituições e países, como o Centro de Restauración de Bienes Muebles de la Generalitat de Catalunya (CRBMC), a instalação e coordenação do Centro de Conservación y Restauración del Archivo Histórico de Yucatán (CREYUC) e o cargo de responsável de conservação e restauro da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Yucatán, México. Em Portugal, colaborou com a Direção Regional dos Assuntos Culturais do Governo dos Açores, no Museu de Angra do Heroísmo (MAH) e na Biblioteca e Arquivo Público Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR).

Investigadora integrada no CHAM desde dezembro de 2020, frequenta o doutoramento de Ilhas Atlânticas: História, Património e Quadro Jurídico – Institucional, Universidade dos Açores (UAC). Bolseira da Fundação Regional para a Ciência e a Tecnologia (FRCT) trabalha atualmente no âmbito da conservação documental dos arquivos históricos, no projeto de investigação “A salvaguarda do património arquivístico eclesiástico dos Açores: os acervos paroquiais”.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.