Este grupo dedica-se ao estudo histórico e patrimonial segundo uma visão alargada do que é arte e que inclui materiais, objetos, arquiteturas e paisagens da vida quotidiana, o seu conhecimento, representações e práticas. Trata-se de uma abordagem interdisciplinar que cruza sobretudo conhecimentos da História da Arte, da História da Arquitetura e do Urbanismo, das Ciências Laboratoriais, e dos Estudos de Património, privilegiando a combinação de diferentes fontes e metodologias.
Com um amplo campo temático de atuação, o grupo tem, atualmente, particular interesse: nos têxteis; no imaginário religioso; nas representações visuais; nos desafios da conservação e valorização do património material e imaterial; nas viagens e turismo; nos itinerários gastronómicos; nos processos e práticas do ambiente construído e paisagístico, incluindo formas, agentes, instituições, regulamentos e redes de mobilidade. Geograficamente, os estudos incidem sobre o espaço de Portugal e do antigo Império Português, e de outras comunidades da diáspora lusófona.
Para além de projetos colaborativos, o grupo estabelece também parcerias com instituições de gestão do património, colecionadores privados, galerias de arte, laboratórios de conservação, comunidades locais, entre outros. Deste modo, pretende criar uma rede de profissionais empenhados em pensar nos usos criativos do passado para alcançar um desenvolvimento sustentável ligando estratégias entre arte, história e património.
Isabel Soares de Albergaria
Coordenadora
Mafalda Batista Pacheco
Vice-Coordenadora
Maria João Castro
Representante na Comissão Permanente da Comissão Científica