Arte, História e Património

 

 

 

Este grupo dedica-se ao estudo histórico da arte, incluindo materiais, objectos, arquiteturas e paisagens, nomeadamente o seu conhecimento, representações e práticas. Trata-se de uma visão interdisciplinar da História que cruza conhecimentos da História da Arte, da Arquitetura, do Urbanismo, das Ciências Laboratoriais, dos Estudos de Património privilegiando a combinação das diferentes abordagens e metodologias.

Com um amplo campo de actuação, o grupo tem, actualmente, particular interesse: nos têxteis e na moda; no imaginário religioso; no turismo e nas representações visuais no/do antigo Império Português; nos itinerários gastronómicos; na história e nos desafios da conservação e valorização do património; nas práticas do património construído e paisagístico, nos seus agentes, instituições, regulamentos e redes em Portugal e em todo o antigo Império Português.

O grupo agrega as competências interdisciplinares dos diferentes membros através de duas iniciativas colaborativas. A primeira é um projecto exploratório "As palavras com que nos cosemos....", que considera a questão da língua e terminologia como um instrumento-chave, utilizado tanto para atravessar como para reforçar as fronteiras, tanto históricas como disciplinares. A segunda é uma ferramenta de investigação online, denominada eViterbo, com formato aberto de glossário e dicionário de artistas, obras e instituições. Esta plataforma foi desenhada de modo a incorporar os resultados da investigação de todos os seus membros e de projectos colectivos do grupo.

O grupo também tem estabelecido parcerias com museus, instituições de gestão do património, colecionadores privados, galerias de arte, laboratórios de conservação, instituições das comunidades locais, entre outros. Tem vindo, deste modo, a criar uma rede de profissionais empenhados numa reflexão de como, de modo criativo, se pode recorrer ao passado para alcançar um desenvolvimento sustentável, transpondo fronteiras e ligando estratégias entre arte, história e património.

 

 

 

 

Alice Santiago Faria
Coordenadora

 

Ana Claro
Vice-Coordenadora

 

Sandra MG Pinto
Representante na Comissão Permanente da Comissão Científica