Antonieta Reis Leite

Arte, História e Património

ORCID

0000-0002-3529-1966

Antonieta Reis Leite (Angra do Heroísmo, 1975). Arquiteta e historiadora da arquitetura e urbanismo. É desde Março de 2014 investigadora em pós-doutoramento no CES|Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no núcleo de estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura, e do CHAM - Centro de Humanidades das Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, onde desenvolve o projeto de Pós Doutoramento intitulado "10 Vilas de Fundação nos Açores (séc. XVI). Urbanística e ordenamento do território na colonização do Atlântico", projeto financiado com uma Bolsa Individual da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Licenciou-se em Arquitetura, em 2000, pela Universidade de Coimbra com a tese "Angra, um porto no percurso da cidade portuguesa" (Atlântida, 2002). Doutorou-se em 2012 em Arquitetura, na especialidade de Teoria e História, pela mesma universidade, com a tese "Açores Cidade e Território. Quatro vilas estruturantes" (Instituto Açoriano de Cultura, 2015). Tem um Diploma de Estudos Avançados pela Universidade Pablo de Olavide | Sevilha (2005) onde completou o Curso de doutoramento em História del Arte y Arquitectura en Iberoamerica (2002-2004). É Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Letra da Universidade de Coimbra.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.