Catarina Santana Simões

Investigadora Integrada Doutorada . Doutorada Contratada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

catarina.santana.simoes@hotmail.com

Grupo de Investigação

Ambiente, Interacções e Globalização

ORCID

0000-0001-8200-9911

Ciência ID

4712-B4F8-FFF1

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

Catarina Simões é uma historiadora da época moderna. Concluiu o seu doutoramento em História em junho de 2021, com uma tese sobre a presença e a apropriação política de animais não europeus na corte portuguesa no Renascimento, e o papel cultural que esses animais desempenhavam na Europa no mesmo período. Entre 2017 e 2023, colaborou como assistente de investigação no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, onde trabalhou com coleções de ciência colonial, refletindo sobre os legados do império português e as narrativas produzidas sobre o património cultural e material a ele associado. A sua investigação foca-se nas interseções entre história imperial e história natural, com uma abordagem centrada nas relações entre humanos e animais não-humanos, bem como nos processos de produção de conhecimento e seus múltiplos agentes.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.