Duarte Nuno Chaves

Investigador Integrado Doutorado   .   Professor Auxiliar Convidado da Universidade dos Açores

duarte.ns.chaves@uac.pt

Grupo de Investigação

Arte, História e Património

ORCID

0000-0002-0806-9753

Ciência ID

FB1E-6D57-C86E

Doutor em História da Arte pela Universidade de Évora, Mestre em Património Museologia e Desenvolvimento e Licenciado em Património Cultural pela Universidade dos Açores.

Na qualidade de Bolseiro do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores realizou, de 2017 a 2021, um projecto de pós-doutoramento intitulado “Religiosidade e memória coletiva em contexto de turismo cultural”.

É investigador do CHAM - Centro de Humanidades, unidade de investigação interuniversitária, vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e à Universidade dos Açores, desde 2010, na qual exerce funções de coordenador do grupo de investigação “Arte, História e Património” e de subdirector do núcleo deste centro na Universidade dos Açores.

Na Universidade dos Açores colabora, enquanto Professor Auxiliar Convidado, nas licenciaturas de História, Turismo e pós-graduação em Turismo Cultural, sendo responsável pela orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento na área do Património Cultural, bem como na participação em júris para a obtenção dos graus de mestre e doutor.

Enquanto coordenador, autor e coautor é responsável pela edição e participação em diversos livros, artigos e capítulos, editados em Portugal, Espanha, Polónia e Brasil, versando questões ligadas ao espaço insular da Macaronésia, particularmente sobre os domínios da História, Identidade, Religiosidade, Tradições e Gastronomia.

Em 2018, o seu livro “As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: Um legado franciscano em S. Miguel, Açores, séculos XVII a XXI” tendo como base a sua tese de doutoramento, foi galardoado com o prémio “Lusitania-História de Portugal”, da Academia Portuguesa da História.

Tem desenvolvido uma actividade cívica e de disseminação cultural, tendo sido sócio fundador da HistóriaSábias - Associação Cultural, Social e Recreativa para o Estudo, a Defesa, e a Divulgação do Património Cultural, Artístico e Arqueológico, fundada na Ilha de São Miguel, Açores, em 2014.

Actualmente é membro da Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja, da Diocese de Angra e sócio colaborador do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.