Duarte Nuno Chaves

Investigador Integrado Doutorado   .   Investigador, Docente Convidado e Bolseiro de Pós-Doutoramento da Universidade dos Açores e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

duarte.ns.chaves@uac.pt

Arte, História e Património

Áreas de Investigação

História da arte
Museologia
História religiosa

ORCID

0000-0002-0806-9753

Natural da cidade do Funchal é Doutor em História da Arte pela Universidade de Évora. Como bolseiro do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia completou no ano de 2020 um projeto de Pós-Doutoramento intitulado “Religiosidade e memória coletiva em contexto de turismo cultural”.

No âmbito do exercício de funções públicas é atualmente investigador da Fundação Gaspar Frutuoso.

Colabora com o CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores, desde 2008, onde participa e coordena vários projetos dedicados ao estudo do Património Cultural Imaterial, sendo desde 2016, investigador integrado do grupo de investigação “As Artes e a Expansão Portuguesa” e membro da Comissão Coordenadora Científica do CHAM na Universidade dos Açores. Colabora, ainda, com esta instituição universitária enquanto docente, lecionando disciplinas nas áreas da Inventariação Museológica e Património Cultural, nas licenciaturas de História, Turismo e Pós-Graduação em Turismo Cultural.

Enquanto coordenador, autor e coautor, é responsável pela edição e participação em diversos livros, artigos e capítulos, editados em Portugal, Espanha, Polónia e Brasil, versando questões ligadas ao espaço insular da Macaronésia, particularmente sobre os domínios da História, Identidade, Religiosidade, Tradições e Turismo.

Em 2018, o seu livro “As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: Um legado franciscano em S. Miguel, Açores, séculos XVII a XXI” tendo como base a sua tese de doutoramento, foi galardoado com o prémio “Lusitania-História de Portugal”, da Academia Portuguesa da História. Será de mencionar a sua atividade enquanto produtor e realizador de documentários de cariz histórico e antropológico, aproveitando o campo do audiovisual como suporte de produção de fontes. Inserido na linha temática «Património e Memória» do CHAM, está a realizar atualmente um conjunto de documentários, onde é feito um levantamento das tradições gastronómicas no arquipélago dos Açores, inserido no projeto “TASTE -Taste Azores Sustainable Tourism Experiences”.