PT EN
Duarte Nuno Chaves


 

Investigador Integrado Doutorado  .  Professor Auxiliar Convidado da Universidade dos Açores

 

Contacto

duarte.ns.chaves@uac.pt/

 

Grupo de Investigação

Arte, História e Património

 

ORCID

0000-0002-0806-9753

 

Ciência ID

FB1E-6D57-C86E

 

 

Doutor em História da Arte pela Universidade de Évora.Como bolseiro do Fundo Regional de Ciência e Tecnologia do Governo Regional dos Açores, completou um projeto de pós-doutoramento (2017-2019) intitulado, “Religiosidade e memória coletiva em contexto de turismo cultural”.
Atualmente é Investigador Integrado Doutorado do CHAM – Centro de Humanidades, no qual desempenhou funções de coordenador do grupo de investigação “Arte, História e Património” e de subdiretor do núcleo deste centro na Universidade dos Açores.
Tem colaborado com a Universidade dos Açores enquanto Professor Convidado (2016-2023), nas licenciaturas de História, Turismo e pós-graduação em Turismo Cultural. É de destacar, ainda, a orientação de dissertações de mestrado e teses de doutoramento, em várias universidades nacionais, na área do Património Cultural.
Exerceu o cargo de Diretor Regional dos Assuntos Culturais no XIII Governo Regional dos Açores, tendo representado a Região Autónoma dos Açores no Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO.
Enquanto coordenador, autor e coautor, é responsável pela edição e participação em diversos livros, artigos e capítulos, editados em Portugal, Espanha, Polónia e Brasil, versando questões ligadas ao espaço insular da Macaronésia, particularmente sobre os domínios da História, Identidade, Religiosidade, Tradições e Gastronomia.
Em 2018, o seu livro As Imagens de Vestir da Procissão dos Terceiros: Um legado franciscano em S. Miguel, Açores, séculos XVII a XXI, tendo como base a sua tese de doutoramento, foi galardoado com o prémio Lusitania-História de Portugal, da Academia Portuguesa da História.
Paralelamente tem participado em vários projetos na área da museologia, sendo o responsável e organizador dos “Encontros de Boas Práticas Museológicas na Macaronésia” que se realizam desde 2017.

 

 

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.