João Muralha Cardoso

Investigador Integrado Doutorado  .   Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

jccardoso@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Representações, Discursos, Materialidades e Usos do Passado

ORCID

0000-0001-5289-7583

CIÊNCIA ID

4117-C48E-2805

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

João Muralha é doutorado em Arqueologia pela Universidade do Porto. Licenciou se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é Mestre em Arqueologia pela Universidade do Porto. Ao longo dos últimos anos tem desenvolvido projectos de investigação sobre a Pré-história recente no Alto Douro, coordenando vários trabalhos arqueológicos, entre escavações e prospecções. A sua investigação prende-se com temáticas associadas à arqueologia da paisagem, aos processos de consolidação do sistema agro-pastoril, à arquitectura dos recintos murados e à relação entre identidade e paisagem, e entre comunidades e processos de territorialização.