Catarina Felício

Investigadora Integrada Não Doutorada . Bolseira de Doutoramento . FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia

cfelicio@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação

Arqueologia de paisagens

ORCID

000000-0002-7274-600X

Ciência ID

8A1F-30EC-E384

NOVA RESEARCH PORTAL

Profile

O meu foco é a Arqueologia Romana, em particular a arquitectura, materiais de construção e tecnologia construtiva.
Mestre em Arqueologia pela Universidade Nova de Lisboa (2019), defendi a tese «Gestão de Resíduos em Mirobriga - O sistemas de Saneamento - séculos I-IV d.C.», que incidiu no urbanismo e sistemas de saneamento e drenagem de Época Romana na cidade de Mirobriga (Santiago do Cacém).
Em 2017, durante o Mestrado, realizei um semestre de estudos na Università degli Studi di Roma Tre, ao abrigo do Programa Erasmus +, com vista a aprofundar o conhecimento sobre Arqueologia da Arquitectura.
De momento encontro-me a desenvolver um projecto doutoral em História, Especialidade em Arqueologia, na Universidade Nova de Lisboa, financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projecto é acolhido pelo CHAM - Centro de Humanidades e tem o apoio da EEHAR - Escuela Española de Historia y Arqueología en Roma (CSIC).
O projecto, «Arquitectura Pública e Representação Cívica no conuentus scalabitanus - Edilícia e Técnica nos balnea urbanos de época romana», foca-se no estudo do processo e técnicas construtivas do complexos urbanos de banhos públicos no Ocidente da Lusitania (Conuentus Scallabitanus).

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.